domingo, 28 de Abril de 2024  09:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-10-2017

Filme sobre Al Berto em exibição no Aveirense.



O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” exibe “Al Berto” de Vicente Alves do Ó, com a presença do protagonista do filme, o ator Ricardo Teixeira, no Teatro Aveirense. O filme é sobre Al Berto (1948-1997) um dos grandes poetas portugueses do século XX.

Em vez de revisitar a narrativa do poeta, apaixonado pela noite, imagem que Al Berto ajudou a construir através do que deixou escrito, o realizador escolheu uma fase solar da vida do poeta, cheia de sonhos e ambições, logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, sob influência da cultura francófona, do rock inglês e americano e do espírito libertário que então se vivia.

Depois de ter estudado belas-artes na Bélgica, Al Berto regressa a Sines para testemunhar um país que se dizia livre no pós-revolução dos cravos. Estabelece-se numa antiga casa senhorial da família e lá cria uma comunidade artística que irá agitar, cultural e socialmente, a pacata cidade alentejana.

Este filme não é uma biografia do poeta, é antes uma evocação do período 1975-78, vivido em Sines, em que Al Berto teve como companheiro João Maria do Ó, irmão do realizador.

“Al Berto” é um filme sobre a afirmação cultural e de género, realizado por Vicente Alves do Ó, também ele sineense e amigo do poeta. O realizador é autor dos filmes de longa metragem "Quinze Pontos na Alma" (2011), "Florbela” (2012) e "O Amor É Lindo... Porque Sim!" (2016) e da curta metragem "Entre o Desejo e o Destino" (2005).

Ricardo Teixeira, José Pimentão, Raquel Rocha Vieira, José Leite, João Villas-Boas, Gabriela Barros e Ana Vilela da Costa dão vida às personagens.

O ator Ricardo Teixeira, que dá vida ao Al Berto, estará presente na sessão para falar com o público sobre o filme. Tendo-se estreado no cinema aos 25 anos, Ricardo Teixeira é natural do Porto, licenciado em teatro e cofundador do grupo teatral Silly Season.

Como habitual o público poderá assistir a uma curta-metragem. Nesta sessão será exibido “Mulher Sombra” um filme de animação de Joana Imaginário. Na última sessão de Outubro o público ainda poderá assistir a “Princess – O lado oculto de uma família” da israelita Tali Shalom-Ezer.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®